O salão da Playball Pompeia estava lotado na última terça-feira, dia 26 de janeiro. Pessoas usando uniforme de seus times, roupa de trabalho, suadas após uma partida de futebol... Todos atentos para acompanhar o sorteio dos grupos da IX Copa adidas Playball, o qual terá início no dia 30 de janeiro, próximo sábado – esse é um dos 50 torneios que a Playball organiza por ano. O campeonato contará com quatro divisões, além do torneio feminino.
Após apresentação, foi sorteado o primeiro brinde do evento: uma bola Adidas, modelo idêntico ao usado na Liga dos Campeões, o principal torneio da Europa. O sortudo foi Mauricio de Oliveira, do time Família Oliveira e Amigos.
O sorteio parou por aí para que Marcos Borborema, Coordenador de eventos da Playball, desse início a leitura do regulamento do Campeonato, o qual sempre gera alguns questionamentos. Os jogadores tiraram as respectivas dúvidas e sugeriram algumas mudanças. O regulamento completo pode ser visto aqui .
Depois, foi apresentada uma novidade aos participantes do torneio. Em 2016, haverá uma súmula eletrônica, feita em um tablet. Ela será atualizada durante o jogo, minuto a minuto, e poderá ser vista no site da Playball enquanto rola a partida. A súmula manual continuará existindo para eventuais problemas no sistema.
Antes da definição dos grupos, foram sorteados os outros brindes da noite. Bolas, garrafas, bonés e o principal presente do dia: uma chuteira da Adidas. O ganhador foi Henrique Furoni.
"Pode botar aí: estamos no Grupo da Morte"
O tão esperado sorteio começou, e foi no método tradicional, com as "bolinhas". Os times foram ranqueados (veja o ranking) para saber exatamente a qual série pertence cada equipe. Os times da Séria A, que são os mais tradicionais, foram os primeiros a conhecer seus adversários.
Um dos destaques da competição, o time MyBalls não deve ter vida fácil na Copa Adidas Playball, pelo menos na opinião de seu treinador. "Pode botar aí: estamos no Grupo da Morte", garante Raphael Nunes. Um dos destaques da equipe, Lucas Manzano concorda com seu técnico. "Nosso grupo (B) está com muitos times tradicionais. Alguns já até enfrentamos em outras oportunidades. Vai ser bem difícil", afirma Manzano.
MyBall já foi campeão dessa competição, além de ter sido vice em outra oportunidade. Eles reforçaram a equipe com alguns jogadores mais novos, com a intenção de dar mais fôlego ao grupo. Para os adversários, é importante ficar atento ao jogador Paulinho. "Ele é sempre promessa de muitos gols, e alguns cartões também", brinca o treinador Nunes.
Os grupos de todas as categorias podem ser conhecidos clicando aqui .
Sexo frágil?
Existe mais uma novidade na Copa Adidas Playball 2016. Haverá um torneio feminino, com participação de 10 equipes. É a primeira vez que as mulheres participam desse torneio. Em 2015, houve uma prévia com quatro equipes, a qual serviu para chamar a atenção de outras apaixonadas por futebol, como a descendente de italiano Tatiana D'Annibale, do time Ipeanas. "Nunca participei de um torneio nesse formato, com 10 equipes. Ano passado joguei um dia só, na prévia que aconteceu antes da final masculina", afirma Tatiana.
Taisa Sgarbi, do Velha Guarda FC, já participou de outros campeonatos, mais especificamente, um torneio que reúne arquitetos. "Entrei nesse torneio, mais organizado e com mais times, para ver como é", diz Taisa, que jogou muito futebol na faculdade. "Estamos voltando a reunir pessoal para jogar futebol com mais frequência", completa a jogadora arquiteta.
Súmula online, Grupo da Morte, futebol feminino... A Copa adidas Playball deste ano promete.