Regulamento

 

Copa Siemaco & Inova  de futebol society

                                  

Regulamento Oficial

 

1       OBJETIVO

Promover momentos de lazer, prática de esporte e integração entre os colaboradores do Sindicato Siemaco.

2       PARTICIPAÇÃO

 A participação será oficializada após confirmação do Recursos Humanos da empresa, que enviará à Comissão Organizadora e Disciplinar (COD) da Playball Eventos a lista atualizada dos participantes autorizados.

3       INSCRIÇÃO

3.1 – Permitido inscrever

3.1.1 – De 8 e 20 atletas maiores de 18 anos;

3.1.2 -. Permitido inscrever Jogadores autorizados pela empresa até a segunda-rodada;

3.1.3 – O time que escalar jogador não inscrito para o jogo usando documento de jogador inscrito perderá os pontos caso seja identificado com o jogo em andamento e poderá ser punido com suspensão ou eliminação do campeonato, inclusive se identificado e comprovado após o jogo. Se identificado antes do jogo, o atleta irregular será impedido de jogar e o jogo será realizado, no entanto, o atleta que emprestou o documento cumprirá suspensão de dois jogos. A mesma regra se aplica caso o time escale jogador regularmente inscrito, mas que apresente documento de outro jogador também inscrito, seja por estar suspenso, ter esquecido seu documento ou qualquer outra hipótese.

Cabe aos times ajudar na fiscalização e denunciar irregularidades não percebidas pela COD.

 

3.2 – Acrescentar e substituir atletas

3.2.1 - É permitido inscrever jogador, após o início da competição até a segunda rodada, quando a ficha de inscrição tiver menos que 20 inscritos;

3.2.2 – É permitido substituir jogador somente até a segunda rodada quando um dos inscritos for afastado da prática de esporte durante a competição, mediante apresentação de atestado médico.

4       CONGRESSO TÉCNICO

Será realizado na Playball Pompéia, situada na Avenida Nicolas Boer, 66- Pompéia, São Paulo- SP, no dia 13/10/2015 as 14:00 hs. O Congresso Técnico será uma reunião entre os responsáveis das equipes (mínimo de uma pessoa), a Comissão Organizadora do evento e representantes de arbitragem para, tratar sobre regras, formato do campeonato e sorteio dos grupos. 

Salientamos que, a presença no Congresso Técnico é muito importante para o entendimento do formato geral da competição, regras de jogo e alterações possíveis em caso de unanimidade.

O Regulamento da Copa, Regras do Futebol Society e Tabelas de Jogos com seus resultados, durante a copa, serão divulgados, através do site da Playball (www.playball.com.br/site/campeonatos).

5       FORMA DA DISPUTA

5.1 – Fase Inicial Classificatória

5.1.1 - O sorteio das chaves será feito em Congresso Técnico com a presença de representantes dos times.

 

A Comissão organizadora poderá alterar as datas conforme necessidades aqui não previstas, mas se compromete em avisar os times envolvidos com antecedência.

Caso alguma equipe solicite a alteração de hora e/ou data do seu jogo, a mudança apenas ocorrerá com a autorização da Comissão Organizadora, a concordância do time adversário e das outras equipes que eventualmente estiverem envolvidas.

 

  1. Fase 2 – Quartas de finais

A disputa das quartas de finais, conforme classificados, será da seguinte forma:

 

 

FASE 2 - QUARTAS DE FINAL

 

JOGO

TIME

X

TIME

1

1º COLOCADO DO GRUPO A

X

4º COLOCADO DO GRUPO B

2

2º COLOCADO DO GRUPO A

X

3º COLOCADO DO GRUPO B

3

3º COLOCADO DO GRUPO A

X

2º COLOCADO DO GRUPO B

4

4º COLOCADO DO GRUPO A

X

1º COLOCADO DO GRUPO B

       

 

       
  1. Fase 3 – Semifinal

 

FASE 3 - SEMIFINAL

 

JOGO

TIME

X

TIME

1

VENCEDOR JOGO 1

X

VENCEDOR JOGO 3

2

VENCEDOR JOGO 2

X

VENCEDOR JOGO 4

 

 

 

 

       
  1. Fase 4 – Final

 

FASE 4 - FINAL

 

JOGO

TIME

X

TIME

1

VENCEDOR JOGO 1

X

VENCEDOR JOGO 2

 

 

 

 

 

 

 

6.0 – Premiação

A ser definido pelo Siemaco.

7     JOGO

10min antes de cada partida o responsável pela equipe deverá apresentar ao mesário o RG, crachá ou outro documento de identificação (qualquer documento oficial desde que seja original, com foto) dos atletas que irão participar do jogo. Qualquer tolerância com esta exigência poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora.

Ainda, no primeiro jogo do time no Campeonato, o representante deverá entregar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”, devidamente preenchida com os nomes dos jogadores, técnico e auxiliar, com as respectivas assinaturas (enviaremos a autorização por email).

7.1 - Número de jogadores

Em jogo, cada time terá 7 atletas, sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro;

  • Os jogos serão em campos médios ou grandes mantendo essa mesma quantidade de jogadores;
  • A partida poderá iniciar com 5 (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro). Número menor será aplicado W.O;

As equipes deverão se apresentar em campo, para o início da partida com o uniforme completo (camisa numerada, calção, meião, caneleiras e chuteira Society sem cravos ou Tênis). Qualquer tolerância de última hora poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora. O tempo de jogo será de 20x20 com intervalo de 5 minutos podendo haver alteração para mais ou para menos conforme julgamento dos árbitros.

O tempo de jogo na final será de 20x20 com intervalo de 5 minutos. A partida poderá iniciar com um mínimo de 5 jogadores (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro).

Antes de iniciar as partidas das fases I e Final, será obrigatório o cumprimento dos atletas. Para isso, os atletas devem se posicionam em linha de frente para o adversário e após aviso de um oficial de arbitragem os times se cumprimentam com aperto de mão. O time que se recusar a fazer isso no início e no final da competição, será punido pela COD como atitude antidesportiva.

8     DESEMPATE

O critério de desempate para a classificação da segunda fase será o seguinte:

  • Maior número de pontos; (Vitória = 3 pontos / Empate = 1 ponto / Derrota = 0 ponto);
  • Maior número de vitórias;
  • Maior saldo de gols;
  • Maior número de gols marcados;
  • Menor número de cartões recebidos (para essa conta cada cartão Amarelo = 1 Ponto e Vermelho = 3 Pontos). Após 2 cartões amarelos na mesma partida, com um vermelho consequente, contabiliza-se 1 amarelo e 1 vermelho, total de 4 pontos. Somam-se aqui todos os cartões que o atleta receber durante as partidas.
  • Sorteio.

Os cartões amarelos não serão zerados no final de cada fase, exceto na final, onde somente atletas que receberem cartões vermelhos cumprirão suspensão na final.

Pela obrigatoriedade de elegermos um vencedor em todos os jogos, a partir das quartas de final (sistema mata-mata), no caso de a partida terminar empatada, será feita a cobrança da marca de grande penalidade com 3 cobranças para cada equipe. Caso persista o empate, serão realizadas cobranças alternadas, até que se defina um vencedor. Atletas com cartão vermelho e cumprindo punição não poderão fazer cobrança de penalidade.

9     W.O.

 As equipes deverão se apresentar dentro de campo no horário estabelecido na tabela de jogos independente se o jogo anterior está ou não atrasado.

Os jogos estão sujeitos a atrasos devido ao andamento dos jogos. No entanto, times que chegarem atrasados serão declarados perdedores por W.O.

Fica estabelecido que os técnicos possam adentrar ao campo de jogo, sem a obrigação da utilização de calças compridas, podendo usar bermudas. O técnico poderá ser jogador, desde que devidamente inscrito na lista entregue no início da competição, devendo estar totalmente uniformizado para participar da partida.

Haverá uma tolerância de 15 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada e 5 minutos para os demais a qual poderá ser alterada pelo representante da Comissão Organizadora somente em casos excepcionais mediante análise.

A equipe que não se apresentar no horário divulgado no site da competição será punida com W.O e será declarado perdedora. O W.O.é permitido somente na 1ª Rodada. W.O nas rodadas seguintes poderá levar à eliminação da Equipe da Copa, sendo cada caso julgado pela comissão organizadora.

Nesse caso o resultado da partida será de 2 a 0.

Considerando tratar-se de atitude antidesportiva pelo objetivo do evento, caberá ao representante e ao técnico da equipe, apresentar justificativa formal perante a Comissão Organizadora, no prazo de 02 dias úteis que analisará e tomará as medidas que achar necessárias.

Mesmo com chuva as equipes deverão comparecer no local dos jogos dentro do horário estabelecido, salvo alagamento e etc..... Não serão consideradas válidas as justificativas com base na existência de trânsito na região da Playball Pompéia, devendo as equipes se organizarem no caso de eventos nas proximidades.

A Comissão Organizadora poderá alterar datas ou locais de jogos a qualquer tempo devido a motivos não previstos como:

  • Intempéries (chuvas, ventos e etc.);
  • Período para julgamento de situações extraordinárias;
  • Problemas físicos com os locais dos jogos como estado do campo;
  • Outras situações.

No caso de alterações todas as equipes envolvidas serão previamente avisadas.

Quando for considerado W.O de uma equipe (a partir da 2ª Rodada), sendo esta excluída da Copa, a próxima a jogar contra ela não terá obrigatoriedade de comparecer, tendo em vista que já estará considerada ganha a competição por essa, por 2 a 0, com 3 pontos. Todos os demais resultados dos jogos anteriores contra a equipe eliminada terão esse mesmo resultado.

10   CARTÕES

Os cartões amarelos são acumulativos e após 3 cartões amarelos o atleta ficará automaticamente suspenso da próxima partida.

Sendo esse próximo jogo um W.O o atleta ficará suspenso da próxima partida.

Cada atleta só terá um cartão amarelo acumulado por partida.

O atleta que for punido com um cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A comissão organizadora da Playball Eventos analisará o relatório da equipe de arbitragem e fará julgamento para aplicar o número de jogos de suspensão do atleta.

O critério para o julgamento é:

  • Cartão vermelho consequente de reincidencia de amarelos – 1 jogo de suspensão;
  • Atitude antidesportiva – 1 a 5 jogos;
  • Ofensa verbal com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – de 1 a 4 jogos;
  • Agressão física com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – Mínimo 5 jogos. Nesse caso o atleta ou time pode ser suspenso definitivamente da competição;

Os cartões se acumulam em todas as fases.

Um atleta recebe 1 cartão amarelo na mesma partida e um vermelho como sequência, será computado 1 amarelo e um vermelho e não eliminará a sequência de cartões.

  • O atleta que, durante a competição, for punido com dois cartões vermelhos estará excluído da copa.
  • Os cartões amarelos não serão zerados ao final das fases. Os atletas punidos por cartão vermelho ou pelo 3º cartão Amarelo terão que cumprir a suspensão automática.
  • Os cartões ao final das fases não serão zerados, exceto na final, onde o atleta não cumprirá suspensão por receber o terceiro cartão na semifinal.

O time que acumular 5 cartões vermelhos na fase inicial estará automaticamente excluido da competição.

11   PUNIÇÕES

A equipe ou atleta que provocar distúrbios ou danos materiais, além de ser punida pela Organização, será responsável por qualquer indenização provocada pelo ato.

Indisciplina, atitudes violentas (dentro ou fora do campo), agressões verbais ou físicas, atitude antidesportiva ou quaisquer outras ocorrências aqui não previstas, relacionadas ao árbitro, adversário, torcida do adversário ou a qualquer envolvido, serão analisadas pela Comissão Organizadora que decidirá sobre advertência, suspensão ou eliminação do jogador, equipe ou torcida nesta ou em todas as próximas competições organizadas pela Playball Eventos.

 Cabe unicamente à Comissão Organizadora decidir o tipo de punição a ser aplicada.

12   RECURSOS

Não caberão recursos contra as decisões da Arbitragem e da Comissão Organizadora, salvo os previstos neste regulamento.

Qualquer recurso deverá ser comprovado e entregue ao representante no dia do jogo.

O recurso deverá ser entregue a Comissão Organizadora, após o encerramento da rodada que deu motivo ao mesmo e não serão aceitos recursos enviados posteriormente.

O recurso será julgado pela Comissão Organizadora e transmitido seu resultado aos interessados envolvidos o mais rápido possível evitando possíveis atrasos nas rodadas da Copa.

As equipes que não comparecerem ao congresso técnico não terão o direito de entrar com recurso.

13   UNIFORMES

Cada equipe deverá utilizar um uniforme completo com números de até dois dígitos nas camisas. Quando as duas equipes do confronto tiverem com uniformes da mesma cor, a equipe com menor número de atletas em quadra deverá usar o colete. Em caso de mesmo número de atletas, será feito sorteio.

  

14   ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

14.1– A Playball é a responsável pela coordenação técnica do evento e qualquer assunto técnico será tratado somente por essa empresa, que já tem definida a Comissão Organizadora da Playball, entre outros pelo diretor da arbitragem.

14.2- A Playball não se responsabiliza por acidentes que venham a acontecer com jogadores ou quaisquer pessoas antes, durante ou após as partidas, porém não medirá esforços para amenizá-los.