IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª divisão

 

 

Regulamento Oficial

1       OBJETIVO

 A IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª Divisão, organizada pela Playball Eventos, tem por objetivo promover momentos de lazer, prática de esporte e integração entre os clientes de todas as unidades Playball.

2       PARTICIPAÇÃO

 A participação será oficializada após o pagamento, conforme item 3, deste regulamento. Em seguida, e antes da data do início do campeonato, o responsável pelo time deverá encaminhar o formulário do time, a ficha de inscrição preenchida por e-mail (playballeventos@playball.com.br) e entregar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” devidamente preenchida e assinada por cada integrante da equipe, antes da primeira partida.

3       INSCRIÇÃO

O valor da inscrição é individual por time e deve ser quitada com antecedência para garantir a vaga. As inscrições são feitas por ordem de pagamento e podem esgotar antes do prazo.

 

 

3.1 – Taxa de arbitragem

3.1.1 -  Haverá taxa de arbitragem de R$ 90,00/jogo para cada time e o acerto deverá ser feito na administração da Playball Ceasa 30min antes do jogo. Em seguida o time deverá apresentar ao mesário o recibo de quitação da taxa de arbitragem.

3.1.2 -  No primeiro dia de jogo de cada time será obrigatório o pagamento da taxa de arbitragem da primeira rodada e da 2ª rodada totalizando R$ 180,00. Com esse adiantamento, no dia da quinta rodada (4º jogo de cada time), não será necessário fazer pagamento da taxa de arbitragem.

 

 

3.2 – Permitido inscrever

 

3.2.1 – A participação à IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª está liberada à todos os clientes da Playball a partir de 16 anos. Atleta com idade entre 16 e 18 anos precisará apresentar autorização dos pais ou responsável, devidamente assinada. O atleta menor de 18 anos que não apresentar a declaração ao mesário ou a um membro da Comissão Organizadora não poderá entrar em campo e caso venha a entrar, passando despercebido pela Comissão Organizadora, cumprirá suspensão de no mínimo 1 jogo.

3.2.2 - O número de jogadores em cada time poderá variar entre 8 e 20.

3.2.3 - O atleta inscrito em um determinado time de uma determinada série não poderá defender um segundo time inscrito na mesma série durante o campeonato.

3.2.4 - É permitido que um time de uma determinada Divisão inscreva no máximo 2 atletas de outro time que disputa outra Divisão somente após a 4ª edição da Copa Playball Ceasa.

3.2.5 – O time que inscrever um atleta no qual está cumprindo suspensão, por outro time da mesma série, perderá 3 pontos por jogo disputado, na tabela de classificação.

3.2.6 – O time que escalar jogador não inscrito usando documento de jogador inscrito perderá os pontos. Se identificado, com jogo em andamento poderá ser punido com suspensão ou eliminação do campeonato. Se identificado antes do jogo, o atleta irregular será avisado sobre a inadimplência e caberá ao mesmo decidir se jogará ou não, porém o time será punido caso o atleta irregular participe do jogo. O atleta que emprestou o documento cumprirá suspensão de no mínimo 1 jogo.

 

3.3 – Inscrição – Acrescentar e substituir atletas

3.3.1 - É permitido inscrever jogador, após o início da competição até a quarta rodada, quando a ficha de inscrição tiver menos que 20 inscritos e deverá apresentar documentos solicitados no ítem 3 deste regulamento. Compreende-se como quarta rodada o quarto jogo do time, sendo o prazo limite de inscrição até o início do 4º jogo.

3.3.2 – É permitido substituir jogador somente até a quarta rodada quando um dos inscritos for afastado da prática de esporte durante a competição, mediante apresentação de atestado médico.

 

3.4 – Inscrição por Divisão

3.4.1 – O acesso de times novos à Copa Playball Ceasa a partir da 4ª Edição será através da Série de Acesso, 3ª Divisão e poderão se inscrever conforme disponibilidade de vagas e prazos divulgados pela Comissão Organizadora.

A Série de Acesso, não terá limite de times e a forma de disputa será conforme número de inscritos e adequada para que cada time jogue ao menos 4 jogos.

4       CONGRESSO TÉCNICO

 Será realizado na Playball Ceasa, no dia 13/10/2015 as 20:00 hs Na Playball Ceasa. O Congresso Técnico será uma reunião entre os responsáveis das equipes (mínimo de uma pessoa), pela Comissão Organizadora do evento e Representante de arbitragem para, entre outros, realizarmos o sorteio dos grupos. 

 Salientamos que, a presença no Congresso Técnico é muito importante para o entendimento do formato geral da competição, regras de jogo e alterações possíveis em caso de unanimidade.

 Todos os times que mandarem no mínimo 1 representante ganharão 5 pontos no Ranking Playball.

O Regulamento da Copa, Regras do Futebol Society e Tabelas de Jogos com seus resultados, durante a copa, serão divulgados, através do site da Playball (http://www.playball.com.br/campeonatos/)

5       FORMA DA DISPUTA

Com um formato inovador, a IV Copa Playball Ceasa será dividida em 1ª divisão e 2ª Divisão e posteriormente com 3ª Divisão.

 

 

 

5.1   Fase I: Serão 20 times divididos em 2 séries. As 2 divisões serão formadas por 2 grupos com 5 times jogando todos contra todos no mesmo grupo. Os grupos serão formados mediante sorteio em congresso técnico da seguinte forma:

 

1ª DIVISÃO

GRUPO A

GRUPO B

Time 1

Time 1

Time 2

Time 2

Time 3

Time 3

Time 4

Time 4

Time 5

Time 5

 

 

2ª DIVISÃO

GRUPO A

GRUPO B

Time 1

Time 1

Time 2

Time 2

Time 3

Time 3

Time 4

Time 4

Time 5

Time 5

 

 

 

5.2   Fase II: Nas duas divisões os confrontos serão pre-definidos conforme tabela a baixo, cruzando os grupos, disputados no sistema de eliminatória Simples (Mata- Mata):

 

 

 

                    1ª e 2ª Divisão

JOGO

GRUPO A

 

GRUPO B

1

1º Colocado do Grupo A

x

5º Colocado do Grupo B

2

2º Colocado do Grupo A

x

4º Colocado do Grupo B

3

3º Colocado do Grupo A

x

3º Colocado do Grupo B

4

4º Colocado do Grupo A

x

2º Colocado do Grupo B

5

5º Colocado do Grupo A

x

1º Colocado do Grupo B

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.3   Fase III – Quartas de final

 

 

                    1ª e 2ª Divisão

JOGO

GRUPO 1

 

GRUPO 2

1

Vencedor do jogo 1 da Fase II

x

Repescagem

2

Vencedor do jogo 5 da Fase II

x

Vencedor do jogo 3 da Fase II

3

Vencedor do jogo 4 da Fase II

 

Vencedor do jogo 2 da Fase II

 

 

 

5.4   Semifinal

 

 

                    1ª e 2ª Divisão

JOGO

GRUPO 1

 

GRUPO 2

1

Vencedor do jogo 2 da Fase III

x

Repescagem

2

Vencedor do jogo 1 da Fase III

 

Vencedor do jogo 3 da Fase III

 

 

 

5.5   Final

 

 

                    1ª e 2ª Divisão

JOGO

GRUPO 1

 

GRUPO 2

1

Vencedor do jogo 1 da semifinal

x

Vencedor do jogo 2 da semifinal

 

 

 

 

5.5 ASCENSÃO

Os 4 melhores da 2ª divisão (semifinalistas) subirão para 1ª divisão da 5ª Edição da Copa Playball Ceasa 5 Society prevista para 2016.

 

5.5.1 - Zona de Rebaixamento

Os times que ficarem na última colocação da 1ª divisão caem para 2ª divisão e os 2 últimos da 2ª divisão passam a disputar a 3ª divisão da IV Copa Playball Ceasa de Futebol Society.

 

  1. – Repescagem para Semifinal

Havendo a necessidade, devido ao número de times inscritos, exclusão ou desistência de times, a repescagem para definir o 4º time da semifinal ou de qualquer outra fase, será da seguinte forma:

- Melhor campanha do time durante o campeonato;

- Soma-se a pontuação de todas as fases dos times perdedores do mata-mata, com as fases I ou fases anteriores;

- O critério de desempate será com base no art. 8 desse regulamento.

6 - PREMIAÇÃO E RANKING PLAYBALL

6.1 – Premiação

A IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª Divisão premiará os times da seguinte forma:

  • Troféus - Artilheiro, Goleiro, Vice e Campeão de cada série;
  • Mês Grátis – Campeões de cada Série;
  • Primeira Divisão – 100% de desconto na Copa dos Campeões Playball ou próxima IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª e 3ª Divisão;
  • Segunda Divisão – 50% de desconto na Copa dos Campeões Playball ou IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª e 3ª Divisão;

ü  Atrações

  • Narrador profissional na final;
  • Jogo gravado
  • DJ (Disc Jockey)

6.1.1 - O time que participar de outro evento organizado pela Playball Eventos no intervalo de uma e outra e cometer qualquer tipo de atitude antidesportiva ou violenta, considerada grave pela comissão organizadora, não terá direito a usufruir o prêmio (desconto na próxima edição ou mensalidade grátis) discriminado no art. 6.1.

O Ranking é definido conforme pontos descritos na tabela a baixo.

 

6.2 - Pontuação – Ranking Playball

 

SERIE A

SERIE B

SERIE C

Campeão – 50 pontos

Campeão – 35 pontos

Campeão – 20 pontos

Vice Campeão – 40 pontos

Vice Campeão – 25 Pontos

Vice Campeão - 15

Artilheiro – 5 pontos

Artilheiro – 5 pontos

Artilheiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Jogos realizados – 1 Ponto

Jogos realizados – 1 Ponto

Jogos realizados – 1 Ponto

WO – 1 ponto negativo

WO – 1 ponto negativo

WO – 1 ponto negativo

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Empate – 1 ponto

Empate – 1 ponto

Empate – 1 ponto

CONGRESSO – 5 Pontos

 CONGRESSO – 5 Pontos

CONGRESSO – 5 Pontos

7    JOGO

20min antes de cada partida o responsável pela equipe deverá apresentar ao mesário o RG, crachá ou outro documento de identificação (qualquer documento oficial desde que seja original, com foto) dos atletas que irão participar do jogo e comprovante de pagamento da taxa de arbitragem que deverá ser feito na administração da Playball Ceasa 30min antes do jogo. Qualquer tolerância com esta exigência poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora mediante apuração de fatos justificáveis para o atraso do jogo.

7.1 - Número de jogadores

  • Em jogo, cada time terá 6 ou 7 atletas, sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro;
  • Os jogos serão nos campos G-01 e G02 da Playball Ceasa, podendo haver rodada na Playball Pompéia caso tenha necessidade;
  • A partida poderá iniciar com até 4 jogadores (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro). Número menor será aplicado W.O;

 

As equipes deverão se apresentar em campo, para o início da partida com o uniforme completo (camisa numerada, calção, meião, caneleiras e tênis ou chuteira Society sem cravos). Qualquer tolerância de última hora poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora. O tempo de jogo será de 25x25 com intervalo de 5 minutos.

O tempo de jogo na final será de 25x25 com intervalo de 5 minutos. A partida poderá iniciar com um mínimo de 5 jogadores (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro).

Antes de iniciar as partidas das fases I e Final da IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª Divisão, será obrigatório o cumprimento dos atletas. Para isso, os atletas se posicionam em linha de frente para o adversário e após aviso de um oficial de arbitragem o time se cumprimenta com aperto de mão. O time que se recusar a fazer isso no início dessas fases terá o saldo de pontos zerado no Ranking Playball, podendo ficar suspenso, conforme julgamento da Comissão Organizadora.

8    DESEMPATE

O critério de desempate para a classificação será o seguinte:

  • Maior número de pontos; (Vitória = 3 pontos / Empate = 1 ponto / Derrota = 0 ponto);
  • Maior número de vitórias;
  • Maior saldo de gols;
  • Maior número de gols marcados;
  • Menor número de cartões recebidos (para essa conta cada cartão Amarelo = 1 Ponto e Vermelho = 3 Pontos). Após 2 cartões amarelos na mesma partida, com um vermelho consequente, contabiliza-se 1 amarelo e 1 vermelho, total de 4 pontos. Somam-se aqui todos os cartões que o atleta receber durante as partidas.
  • Sorteio.

 Os cartões não serão zerados no final de cada fase. Caso o atleta estiver suspenso, cumprirá a suspensão.

8.1 Disputa em penaltis

 Pela obrigatoriedade de elegermos um vencedor em todos os jogos, a partir das quartas de final (sistema mata-mata), no caso de a partida terminar empatada, será feita a cobrança da marca de grande penalidade com 3 cobranças para cada equipe. Caso persista o empate, serão realizadas cobranças alternadas, até que se defina um vencedor. Atletas com cartão vermelho e cumprindo punição não poderão fazer cobrança de penalidade.

9    W.O.

 As equipes deverão se apresentar dentro de campo no horário estabelecido na tabela de jogos independente se o jogo anterior está ou não atrasado.

Os jogos estão sujeitos a atrasos devido ao andamento dos jogos. No entanto, times que chegarem atrasados serão declarados perdedores por W.O.

Fica estabelecido que os técnicos possam adentrar ao campo de jogo, sem a obrigação da utilização de calças compridas, podendo usar bermudas. O técnico poderá ser jogador, desde que devidamente inscrito na lista entregue no início da competição, devendo estar totalmente uniformizado para participar da partida.

Haverá uma tolerância de 15 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada e 5 minutos para os demais a qual poderá ser alterada pelo representante da Comissão Organizadora somente em casos excepcionais mediante análise.

A equipe que não se apresentar no horário divulgado no site da competição será punida com W.O e será declarado perdedora. O W.O. é permitido somente na 1ª Rodada. W.O nas rodadas seguintes poderá levar à eliminação da Equipe da Copa, sendo cada caso julgado pela Comissão Organizadora.

Nesse caso o resultado da partida será de 2 x 0.

Considerando tratar-se de atitude antidesportiva pelo objetivo do evento, caberá ao representante e ao técnico da equipe, apresentar justificativa formal perante a Comissão Organizadora, no prazo de 02 dias úteis que analisará e tomará as medidas que achar necessárias.

Mesmo com chuva as equipes deverão comparecer no local dos jogos dentro do horário estabelecido, salvo alagamento e etc.

A Comissão Organizadora poderá alterar datas ou locais de jogos a qualquer tempo devido a motivos não previstos como:

  • Intempéries (chuvas, ventos e etc.);
  • Período para julgamento de situações extraordinárias;
  • Problemas físicos com os locais dos jogos como estado do campo;
  • Outras situações.

No caso de alterações todas as equipes envolvidas serão previamente avisadas.

Quando for considerado W.O de uma equipe (a partir da 2ª Rodada), sendo esta excluída da Copa, a próxima a jogar contra ela não terá obrigatoriedade de comparecer, tendo em vista que já estará considerada ganha a competição por essa, por 2 x 0, com 3 pontos. Todos os demais resultados dos jogos anteriores contra a equipe eliminada terão esse mesmo resultado.

A Comissão Organizadora poderá alterar as datas conforme necessidades aqui não previstas mas se compromete em avisar aos times envolvidos com antecedência.

Caso alguma equipe solicite a alteração de hora e/ou data do seu jogo, a mudança apenas ocorrerá com a autorização da Comissão Organizadora, a concordância do time adversário e das outras equipes que eventualmente estiverem envolvidas.

10  CARTÕES

Os cartões amarelos são acumulativos e após 3 cartões amarelos o atleta ficará automaticamente suspenso da próxima partida.

Sendo esse próximo jogo um W.O o atleta ficará suspenso da rodada posterior.

Cada atleta só terá um cartão amarelo acumulado por partida.

O atleta que for punido com um cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A Comissão Organizadora da Playball Eventos analisará o relatório da equipe de arbitragem e fará julgamento para aplicar o número de jogos de suspensão do atleta.

O critério para o julgamento é:

  • Cartão vermelho consequente de reincidencia de amarelos – 1 jogo de suspensão;
  • Ofensa verbal com árbitro, atitude antidesportiva, membro da Comissão Organizadora, adversário ou torcida – de 1 a 4 jogos;
  • Agressão física com árbitro, membro da Comissão Organizadora, adversário ou torcida – Mínimo 4 jogos. Nesse caso o atleta ou time pode ser suspenso definitivamente da competição;

Os cartões se acumulam em todas as fases.

Ex: Um atleta recebe 1 cartão amarelo na mesma partida e um vermelho como sequência, será computado 1 amarelo e um vermelho e não eliminará a sequência de cartões.

  • O atleta que for punido com dois cartões vermelhos estará excluído da Copa.
  • Os cartões amarelos não serão zerados ao final das fases. Os atletas punidos por cartão vermelho ou pelo 3º cartão Amarelo terão que cumprir a suspensão automática.
  • Os cartões ao final das fases não serão zerados.

O time que acumular 5 cartões vermelhos na fase inicial estará automaticamente excluido da competição.

11  PUNIÇÕES

A equipe ou atleta que provocar distúrbios ou danos materiais, além de ser punida pela Organização, será responsável por qualquer indenização provocada pelo ato.

Indisciplina, atitudes violentas (dentro ou fora do campo), agressões verbais ou físicas, atitude antidesportiva ou quaisquer outras ocorrências aqui não previstas, relacionadas ao árbitro, adversário, torcida do adversário ou a qualquer envolvido, serão analisadas pela Comissão Organizadora que decidirá sobre advertência, suspensão ou eliminação do jogador, equipe ou torcida nesta ou em todas as próximas competições organizadas pela Playball Eventos.

 Cabe unicamente à Comissão Organizadora decidir o tipo de punição a ser aplicada.

12  RECURSOS

Não caberão recursos contra as decisões da Arbitragem e da Comissão Organizadora, salvo os previstos neste regulamento.

Qualquer recurso referente à divulgação de punições feitas pela Comissão Organizadora da IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª Divisão deverá ser comprovado e formalizado por e-mail para playballeventos@playball.com.br .

O recurso deverá ser entregue a Comissão Organizadora, após o encerramento da rodada que deu motivo ao mesmo e não serão aceitos recursos enviados posteriormente.

O recurso será julgado pela Comissão Organizadora e transmitido seu resultado aos interessados envolvidos o mais rápido possível evitando possíveis atrasos nas rodadas da Copa.

As equipes que não comparecerem ao Congresso Técnico não terão o direito de entrar com recurso.

13  UNIFORMES

Cada equipe deverá utilizar um uniforme completo com números de até dois dígitos nas camisas. Quando as duas equipes do confronto tiverem com uniformes da mesma cor, a equipe com menor número de atletas em quadra deverá usar o colete. Em caso de mesmo número de atletas, será feito sorteio.

14     DESISTÊNCIA

 

Em caso de desistência de um ou mais times das Divisões, a partir da IV Copa Playball Ceasa 1ª, 2ª Divisão o mesmo só poderá retornar ao campeonato através da série de acesso e, consequentemente, o time rebaixado com melhor resultado retornará a série superior ou a vaga será preenchida por um time da Série inferior ou por um convidado pela Comissão Organizadora da competição.

  

 

14.1 – Substituição com times rebaixados

Em caso de uma ou mais desitências as vagas poderão ser substituidas pelos times rebaixados ou por times melhores colocados da Série anterior ou por uma equipe convidada.

 

15     DIREITO DE IMAGEM, VOZ E NOME

A Comissão Organizadora da Playball terá um funcionário responsável por tirar fotos e gravar vídeos em algumas partidas, que ficarão disponíveis na página da III Copa Playball Ceasa de Futebol Society hospedado dentro do site da Playball.

Para que possam participar da competição, no dia do primeiro jogo, os representantes das equipes e os jogadores devem entregar, via impressa, à Comissão Organizadora da Playball, a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” individual, devidamente preenchida e assinada por cada um dos jogadores da equipe.

A Comissão Organizadora da Playball Eventos se compromete encaminhar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” para o e-mail de cada representante das equipes, que deverão providenciar o preenchimento individual e assinatura de cada um dos jogadores. Cada atleta e membro da equipe deverá preencher e assinar a sua “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”.

Qualquer membro da equipe que não apresentar corretamente a sua “Autorização do uso de nome, imagem e som de voz” não poderá participar da partida. Também, cada jogador deverá preencher os dados pessoais corretamente e assinar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”.

Da mesma forma, a partir da inscrição, as equipes participantes passam a concordar com a utilização do nome do time e de seu brasão, autorizando a sua divulgação no site da Playball e em suas redes sociais.

16  ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

16.1– A Playball Eventos é a responsável pela coordenação técnica do evento e qualquer assunto técnico será tratado somente por essa empresa, que já tem definida a Comissão Organizadora da Playball, entre outros pelo diretor da arbitragem.

16.2- A Playball não se responsabiliza por acidentes que venham a acontecer com jogadores ou quaisquer pessoas antes, durante ou após as partidas, porém não medirá esforços para amenizá-los e inclusive terá 1 funcionário para fazer segurança pessoal e 1 fisioterapeuta para pronto atendimento.