Regulamento                                                                                          

 

 

 

Campeonato FUT Empresas Playball 1ª e 2ª Divisão

 

Regulamento Oficial

1           OBJETIVO

Organizado pela Playball Eventos, o Campeonato FUT Empresas Playball 1ª e 2ª Divisão tem por objetivo promover momentos de lazer, prática de esporte e integração entre os clientes de todas as unidades Playball.

2           PARTICIPAÇÃO

 A participação será oficializada após o pagamento, conforme item 3, deste regulamento. Em seguida, e antes da data do início do campeonato, o responsável pelo time deverá acessar com login e senha a área de cadastro do time no site da Playball. Necessário também assinar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” de cada integrante da equipe, antes da primeira partida.

3           INSCRIÇÃO

3.1 – Valor da inscrição

O valor da inscrição para 1ª e 2ª Divisão é divulgado com antecedência aos times inscritos:

  • As inscrições serão até 25/10/2015, mas podem encerrar antes em caso do preenchimento das vagas;

 A equipe que efetuar o pagamento até o dia  20/10/2015 ganhará uma locação cortesia para treinar o time, em qualquer dia e horário, conforme disponibilidade da Playball.

O Campeonato será disputado na Playball Pompéia.

 

3.2 – Permitido inscrever

3.2.1 - A participação ao Campeonato FUT Empresas Playball 1ª, 2ª  Divisão está liberada  a clientes a partir de 16 anos que sejam registrados em alguma empresa participante do Campeonato. Cada empresa participante poderá convidar funcionários e/ou sócios de até mais 5 empresas, totalizando 6 empresas no total da formação de um time.

Atleta com idade inferior a 18 anos precisará apresentar autorização dos pais ou responsável, devidamente assinada. O atleta menor de 18 anos que não apresentar a declaração ao mesário ou a um membro da Comissão Organizadora não poderá entrar em campo.

3.2.2 - O número de jogadores em cada time poderá variar entre 8 e 20. Os inscritos precisarão comprovar que trabalha em alguma das 6 empresas.

3.2.3 - O atleta inscrito em um determinado time de uma determinada série não poderá defender um segundo time inscrito na mesma série durante o Campeonato.

3.2.4 - É permitido que um time de uma determinada série inscreva no máximo 2 atletas de outro time que disputa outra série.

3.2.5 – O time que inscrever um atleta no qual está cumprindo suspensão, por outro time da mesma série, perderá 3 pontos por jogo disputado, na tabela de classificação.

3.2.6 – O time que escalar jogador não inscrito para a partida usando documento de jogador inscrito poderá perder os pontos, se identificado o jogo em andamento e poderá ser punido com suspensão ou eliminação do campeonato. Se identificado antes do jogo, o atleta irregular será avisado sobre a inadimplência e caberá ao mesmo decidir se jogará ou não, porém o time será punido caso o atleta irregular participe do jogo. Após aviso o jogo será realizado. O atleta que emprestou o documento cumprirá suspensão de dois jogos.

 

3.3 – Inscrição – Acrescentar e substituir atletas

3.3.1 - É permitido inscrever jogador, após o início da competição até a quarta rodada, quando a ficha de inscrição tiver menos que 20 inscritos. O novo atleta deverá apresentar documentos solicitados no ítem 3 deste regulamento;

3.3.2 – É permitido substituir jogador somente até a quarta rodada quando um dos inscritos for afastado da prática de esporte durante a competição, mediante apresentação de atestado médico.

 

3.4 – Inscrição por Séries

3.4.1 – O acesso de times novos ao campeonato a partir da próxima Edição será através da 2ª Divisão ou através de um torneio qualificativo realizado antes da próxima edição e poderão se inscrever conforme disponibilidade de vagas e prazos divulgados pela Comissão Organizadora.

A 2ª e 3ª Divisão, não terá limite de times e a forma de disputa será conforme número de inscritos e adequada para que cada time jogue ao menos 4 jogos.

4           CONGRESSO TÉCNICO

 Será realizado na Playball Pompéia, em data e horário a ser definido pela Comissão Organizadora. O Congresso Técnico será uma reunião entre os responsáveis das equipes (mínimo de uma pessoa), pela Comissão Organizadora do evento e representantes de Arbitragem para, entre outros, realizarmos o sorteio dos grupos. 

 Salientamos que, a presença no Congresso Técnico é muito importante para o entendimento do formato geral da competição, regras de jogo e alterações possíveis em caso de unanimidade.

 Todos os times que mandarem no mínimo 1 representante ganharão 5 pontos no Ranking FUT Empresas.

O Regulamento da Copa, Regras do Futebol Society e Tabelas de Jogos com seus resultados, durante a copa, serão divulgados, através do site da Playball (http://www.playball.com.br/campeonatos)

5           FORMA DA DISPUTA

5.1 – Fase Inicial Classificatória I

5.1.1 - O sorteio das chaves é feito em Congresso Técnico pelo sistema gerenciador de campeonatos da Playball com a presença de representantes dos times, Comissão Organizadora e diretor de Arbitragem.

5.1.2 –Grupos de 4 times na primeira fase, jogando todos contra todos dentro do grupo, classificam-se:

 

1ª Divisão - Os dois melhores de cada grupo;

2ª Divisão – Os terceiros e quartos colocados de cada grupos;

 

 

5.1.3 – Fase II – Mata-mata - 1ª e 2ª Divisão

O mata-mata das divisões serã conforme tabela a baixo:

 

Semifinal

1ª Divisão

Jogo 1

1º Colocado do Grupo A

x

2º Colocado Grupo B

Jogo 2

2º Colocado do Grupo A

x

1º Colocado Grupo B

 

 

 

Semifinal

2ª Divisão

Jogo 1

3º Colocado do Grupo A

x

4º Colocado Grupo B

Jogo 2

4º Colocado do Grupo A

x

3º Colocado Grupo B

 

 

Ascenção

 

Os dois finalistas (campeonão e vice) da segunda divisão subirão para 1ª divisão na II Edição do Campeonato FUT Empresas Playball.

 

Os times vencedores da Fase II da 1ª e 2ª Divisão disputarão a grande final.

 

A Playball poderá reajustar o formato da próxima edição conforme julgar necessário para atender a quantidade de times inscritos.

 

5.2.2 - Zona de Rebaixamento

 

  1. Na primeira Edição não haverá rebaixamento, mas, os dois times semifinalistas da 2ª Divisão que não chegarem na final, permanecerão na mesma divisão.

 

  1. – Repescagem para Semifinal

Havendo a necessidade, pelo número de times inscritos, a repescagem para definir o 4º time da semifinal, será da seguinte forma:

- Melhor campanha do time durante o campeonato;

- Soma-se a pontuação de todas as fases dos times perdedores do mata-mata;

- O critério de desempate será com base no art. 8 desse regulamento.

Parágrafo Único – Nesta edição não haverá repescagem

 

5.4 – Fase IV (ª rodada – Final)

Os vencedores das semifinais de cada série disputarão a grande final.

6 - PREMIAÇÃO E RANKING PLAYBALL

6.1 – Premiação

  • Troféus - Artilheiro, Goleiro, Vice e Campeão de cada série;
  • Medalhas- receberão medalhas todos os jogadores dos times Vice e Campeão de cada série.
  • Mês Grátis – Campeões de cada Série;
  • Isenção - 1ª Divisão – Campeão terá 100% de desconto na Copa dos Campeões Playball ou na próxima edição do Campeoanto FUT Empresas Playball;
  • Desconto 2ª Divisão – Campeão terá 50% de desconto na Copa dos Campeões Playball ou na próxima edição do Campeonato FUT Empresas Playball;

6.1.1 - O time que participar de outro evento organizado pela Playball Eventos no intervalo de um Campeonato FUT Empresas Playball e outro, e cometer qualquer tipo de atitude antidesportiva ou violenta, considerada grave pela Comissão Organizadora, não terá direito a usufruir do prêmio (desconto na próxima edição ou mensalidade grátis) discriminado no art. 6.1.

O Ranking é definido conforme pontos descritos na tabela a baixo.

 

6.2 - Pontuação – Ranking FUT Empresas

 

1ª Divisão

2ª Divisão

Campeão – 50 pontos

Campeão – 35 pontos

Vice-campeão – 40 pontos

Vice-campeão – 25 Pontos

Artilheiro – 5 pontos

Artilheiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Jogos realizados – 1 Ponto

Jogos realizados – 1 Ponto

WO – 1 ponto negativo

WO – 1 ponto negativo

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Empate – 1 ponto

Empate – 1 ponto

Congresso – 5 Pontos

Congresso – 5 Pontos

 

7       JOGO

10min antes de cada partida o responsável pela equipe deverá apresentar ao mesário o RG, crachá ou outro documento de identificação (qualquer documento oficial desde que seja original, com foto) dos atletas que irão participar do jogo. Qualquer tolerância com esta exigência poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora.

7.1 - Número de jogadores da 1ª e 2ª Divisão

  • Em jogo, cada time terá 7 atletas, sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro;
  • Os jogos serão em campos médios ou grandes mantendo essa mesma quantidade de jogadores;
  • A partida poderá iniciar com 5 (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro). Número menor será aplicado W.O;

As equipes deverão se apresentar em campo, para o início da partida com o uniforme completo (camisa numerada, calção, meião, caneleiras e tênis ou chuteira Society sem cravos). Qualquer tolerância de última hora poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora. O tempo de jogo será de 25x25 com intervalo de 5 minutos.

 O tempo de jogo na final será de 25x25 com intervalo de 5 minutos. A partida poderá iniciar com um mínimo de 5 jogadores (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro).

 Antes de iniciar as partidas das fases I e Final do Campeoanto FUT Empresas Playball, será obrigatório o cumprimento dos atletas. Para isso, os atletas se posicionam em linha de frente para o adversário e após aviso de um oficial de arbitragem o time se cumprimenta com aperto de mão. O time que se recusar a fazer isso no início dessas fases terá o saldo de pontos zerado no Ranking FUT Empresas, podendo ficar suspenso, conforme julgamento da Comissão Organizadora.

8       DESEMPATE

O critério de desempate para a classificação da segunda fase será o seguinte:

  • Maior número de pontos; (Vitória = 3 pontos / Empate = 1 ponto / Derrota = 0 ponto);
  • Maior número de vitórias;
  • Maior saldo de gols;
  • Maior número de gols marcados;
  • Menor número de cartões recebidos (para essa conta cada cartão Amarelo = 1 Ponto e Vermelho = 3 Pontos). Após 2 cartões amarelos na mesma partida, com um vermelho consequente, contabiliza-se 1 amarelo e 1 vermelho, total de 4 pontos. Somam-se aqui todos os cartões que o atleta receber durante as partidas.
  • Sorteio.

Os cartões não serão zerados no final de cada fase. Caso o atleta estiver suspenso, cumprirá a suspensão.

Pela obrigatoriedade de elegermos um vencedor em todos os jogos, a partir das quartas de final (sistema mata-mata), no caso de a partida terminar empatada, será feita a cobrança da marca de grande penalidade com 3 cobranças para cada equipe. Caso persista o empate, serão realizadas cobranças alternadas, até que se defina um vencedor. Atletas com cartão vermelho e cumprindo punição não poderão fazer cobrança de penalidade.

9       W.O.

 As equipes deverão se apresentar dentro de campo no horário estabelecido na tabela de jogos independente se o jogo anterior está ou não atrasado.

Os jogos estão sujeitos a atrasos devido ao andamento dos jogos. No entanto, times que chegarem atrasados serão declarados perdedores por W.O.

Fica estabelecido que os técnicos possam adentrar ao campo de jogo, sem a obrigação da utilização de calças compridas, podendo usar bermudas e obrigatoriamente calçado fechado. O técnico poderá ser jogador, desde que devidamente inscrito na lista entregue no início da competição, devendo estar totalmente uniformizado para participar da partida.

Haverá uma tolerância de 15 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada e 5 minutos para os demais a qual poderá ser alterada pelo representante da Comissão Organizadora somente em casos excepcionais mediante análise.

A equipe que não se apresentar no horário divulgado no site da competição será punida com W.O e será declarada perdedora. O W.O. é permitido somente na 1ª Rodada. W.O nas rodadas seguintes poderá levar à eliminação da Equipe do Campeonato, sendo cada caso julgado pela Comissão Organizadora.

Nesse caso o resultado da partida será de 2 x 0.

Considerando tratar-se de atitude antidesportiva pelo objetivo do evento, caberá ao representante e ao técnico da equipe, apresentar justificativa formal perante a Comissão Organizadora, no prazo de 02 dias úteis que analisará e tomará as medidas que achar necessárias.

Mesmo com chuva as equipes deverão comparecer no local dos jogos dentro do horário estabelecido, salvo alagamento e etc.

A Comissão Organizadora poderá alterar datas ou locais de jogos a qualquer tempo devido a motivos não previstos como:

  • Intempéries (chuvas, ventos e etc.);
  • Período para julgamento de situações extraordinárias;
  • Problemas físicos com os locais dos jogos como estado do campo;
  • Outras situações.

No caso de alterações todas as equipes envolvidas serão previamente avisadas.

Quando for considerado W.O de uma equipe (a partir da 2ª Rodada), sendo esta excluída da Copa, a próxima a jogar contra ela não terá obrigatoriedade de comparecer, tendo em vista que já estará considerada ganha a competição por essa, por 2 x 0, com 3 pontos. Todos os demais resultados dos jogos anteriores contra a equipe eliminada terão esse mesmo resultado.

A Comissão Organizadora poderá alterar as datas conforme necessidades aqui não previstas mas se compromete em avisar aos times envolvidos com antecedência.

Caso alguma equipe solicite a alteração de hora e/ou data do seu jogo, a mudança apenas ocorrerá com a autorização da Comissão Organizadora, a concordância do time adversário e das outras equipes que eventualmente estiverem envolvidas.

10    CARTÕES

Os cartões amarelos são acumulativos e após 3 cartões amarelos o atleta ficará automaticamente suspenso da próxima partida.

Sendo esse próximo jogo um W.O o atleta ficará suspenso da próxima posterior.

Cada atleta só terá um cartão amarelo acumulado por partida.

O atleta que for punido com um cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A Comissão Organizadora da Playball Eventos analisará o relatório da equipe de arbitragem e fará julgamento para aplicar o número de jogos de suspensão do atleta.

O critério para o julgamento é:

  • Cartão vermelho consequente de reincidencia de amarelos – 1 jogo de suspensão;
  • Ofensa verbal com árbitro, membro da Comissão Organizadora, adversário ou torcida – de 1 a 4 jogos;
  • Atitude antidesportiva, agressão física com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – Mínimo 5 jogos. Nesse caso o atleta ou time pode ser suspenso definitivamente da competição;

Os cartões se acumulam em todas as fases.

Um atleta recebe 1 cartão amarelo na mesma partida e um vermelho como sequência, será computado 1 amarelo e um vermelho e não eliminará a sequência de cartões.

  • O atleta que for punido com dois cartões vermelhos estará excluído da Copa.
  • Os cartões amarelos não serão zerados ao final das fases. Os atletas punidos por cartão vermelho ou pelo 3º cartão Amarelo terão que cumprir a suspensão automática.
  • Os cartões ao final das fases não serão zerados.

O time que acumular 5 cartões vermelhos na fase inicial estará automaticamente excluido da competição.

11    PUNIÇÕES

A equipe ou atleta que provocar distúrbios ou danos materiais, além de ser punida pela Organização, será responsável por qualquer indenização provocada pelo ato.

Indisciplina, atitudes violentas (dentro ou fora do campo), agressões verbais ou físicas, atitude antidesportiva ou quaisquer outras ocorrências aqui não previstas, relacionadas ao árbitro, adversário, torcida do adversário ou a qualquer envolvido, serão analisadas pela Comissão Organizadora que decidirá sobre advertência, suspensão ou eliminação do jogador, equipe ou torcida nesta ou em todas as próximas competições organizadas pela Playball Eventos.

 Cabe unicamente à Comissão Organizadora decidir o tipo de punição a ser aplicada.

12    RECURSOS

Não caberão recursos contra as decisões da Arbitragem e da Comissão Organizadora, salvo os previstos neste regulamento.

Qualquer recurso deverá ser comprovado e entregue ao representante no dia do jogo ou enviado por e-mail em até 02 dias úteis.
O recurso será julgado pela Comissão Organizadora e transmitido seu resultado aos interessados envolvidos o mais rápido possível evitando possíveis atrasos nas rodadas do Campeonatos.

As equipes que não comparecerem ao Congresso Técnico não terão o direito de entrar com recurso.

13    UNIFORMES

Cada equipe deverá utilizar um uniforme completo com números de até dois dígitos nas camisas. Quando as duas equipes do confronto tiverem com uniformes da mesma cor, a equipe com menor número de atletas em quadra deverá usar o colete. Em caso de mesmo número de atletas, será feito sorteio.

14     DESISTÊNCIA

Em caso de desistência de um ou mais times da 1ª ou 2ª Divisão, o mesmo só poderá retornar ao campeonato através da série de acesso e, consequentemente, o time rebaixado com melhor resultado retornará a série superior ou a vaga será preenchida por um time da Série inferior ou por um convidado pela Comissão Organizadora da competição.

  

14.1 – Substituição com times rebaixados

Em caso de uma ou mais desitências as vagas poderão ser substituidas pelos times rebaixados ou por times melhores colocados da Série anterior ou por uma equipe convidada.

15          DIREITO DE IMAGEM, VOZ E NOME

A Comissão Organizadora da Playball terá um funcionário responsável por tirar fotos e gravar vídeos em algumas partidas, que ficarão disponíveis na página o Campeonato FUT Empresas Playball hospedado dentro do site da Playball.

Para que possam participar da competição, no dia do primeiro jogo, os representantes das equipes e os jogadores devem entregar, via impressa, à Comissão Organizadora da Playball, a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” coletiva, devidamente preenchida e assinada por cada um dos jogadores da equipe.

A Comissão Organizadora da Playball Eventos se compromete encaminhar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” para o e-mail de cada representante das equipes, que deverão providenciar o preenchimento e assinatura de cada um dos jogadores. Cada atleta e membro da equipe deverá preencher e assinar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”.

Qualquer membro da equipe que não assinar a “Autorização do uso de nome, imagem e som de voz” não poderá participar da partida. Também, cada jogador deverá preencher os dados pessoais corretamente e assinar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”.

Da mesma forma, a partir da inscrição, as equipes participantes passam a concordar com a utilização do nome do time e de seu brasão, autorizando a sua divulgação no site da Playball e em suas redes sociais.

16    ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

16.1– A Playball Eventos é a responsável pela coordenação técnica do evento e qualquer assunto técnico será tratado somente por essa empresa, que já tem definida a Comissão Organizadora da Playball, entre outros pelo diretor da arbitragem.

16.2- A Playball não se responsabiliza por acidentes que venham a acontecer com jogadores ou quaisquer pessoas antes, durante ou após as partidas, porém não medirá esforços para amenizá-los e inclusive terá 1 funcionário para fazer segurança pessoal e 1 fisioterapeuta para pronto atendimento.