Copa Puc Metropolitana FM

                                           

Regulamento Oficial

 

  1. OBJETIVO

Promover momentos de lazer, prática de esporte e integração entre 64 times convidados pela Metropolitana FM.

 

  1. PARTICIPAÇÃO

2.1. A participação será oficializada após recebimento do convite da Rádio Metropolitana.

Em seguida, e antes da data do início do campeonato, o responsável pelo time deverá acessar ao site da Playball e preencher a ficha de inscrição e formulário do time, além de entregar antes do início da primeira partida a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” e Autorização do Responsável de cada equipe com nome e assinatura de do responsável.

2.2. Para a participação neste campeonato de caráter exclusivamente recreativo e cultural, realizado de acordo com o artigo 3º, inciso II da Lei 5768/71, artigo 30 do Decreto 70.951/72, bem como a Portaria 422/2013 e com a exceção prevista no parágrafo único do artigo 12 da Portaria 41/2008 do Ministério da Fazenda, não é exigida a compra de qualquer bem, direito ou serviço da empresa promotora ou de terceiros. A participação também não está vinculada ao uso, nas respostas criativas, de qualquer palavra ou expressão especifica da empresa promotora ou de terceiros. A apuração dos vencedores não está sujeita a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada.

2.3. As informações prestadas pelos concorrentes terão a única e exclusiva finalidade de identificar e localizar os ganhadores deste concurso, e não serão utilizadas para outros fins, estando de acordo com a exceção prevista no parágrafo único do artigo 12 da Portaria 41/2008 do Ministério da Fazenda.

 

  1. INSCRIÇÃO

3.1 – Permitido inscrever

3.1.1 - A participação está liberada a todos  convidados pela Rádio Metropolitana FM, alunos que nasceram nos anos de 1998, 1999 e 2000. Cada colégio convidado poderá inscrever apenas um time. O responsável pelo time deverá fazer o download com a ficha de intenção no site (http://www.copametropolitanafm.com.br/), e aprovar a sua participação com o seu colégio. Em seguida, enviará o documento assinado e carimbado por e-mail para copa@metropolitanafm.com.br ou levará até a sede da emissora, localizada na Avenida Paulista, 2200 – 14º andar. Os jogadores inscritos devem obrigatoriamente estar matriculados no colégio que está inscrito.

3.1.2 - O número de jogadores em cada time poderá variar entre 8 e 15 atletas.

3.1.3 - Será permitido, por time, 2 atletas federados em campo ou futsal. Os restantes dos jogadores não possuem restrição para efetuar a inscrição.

3.1.4 – O time que escalar jogador não inscrito para o jogo usando documento de jogador inscrito perderá os pontos caso seja identificado com o jogo em andamento e poderá ser punido com suspensão ou eliminação do campeonato, inclusive se identificado e comprovado após o jogo. Se identificado antes do jogo ter início, o atleta irregular será impedido de jogar e o jogo será realizado. No entanto, o atleta que emprestou o documento cumprirá a suspensão de dois jogos. A mesma regra se aplica caso o time escale jogador regularmente inscrito, mas que apresente documento de outro jogador também inscrito, seja por estar suspenso, ter esquecido seu documento ou qualquer outra hipótese.

 

3.2 – Acrescentar e substituir atletas

3.2.1 - Após receber o convite de participação da Rádio Metropolitana, o colégio poderá inscrever os seus jogadores, no número mínimo de 8 e máximo de 15 atletas.

3.2.2 – Não poderá ocorrer a inclusão ou substituição de atletas durante a competição, salvo se um dos inscritos apresentar atestado médico que o impeça de praticar atividades físicas de um dos inscritos e desde que o atleta substituto preencha todos os requisitos deste Regulamento. O atestado médico deve ser previamente encaminhado à Comissão Organizadora junto com os dados do atleta substituído e substituto.

 

  1. CONGRESSO TÉCNICO

Será realizado no auditório da PUC no dia 22/10/2015 às 19h00. O Congresso Técnico será uma reunião entre os responsáveis das equipes (mínimo de uma pessoa e máximo de duas pessoas), pela Comissão Organizadora do evento e Representante de arbitragem para, entre outros, realizarmos o sorteio dos grupos. 

O Regulamento da Copa, Regras do Futebol Society e Tabelas de Jogos com seus resultados, durante a copa, serão divulgados, através do site da Playball (www.playball.com.br/campeonatos).

 

  1. FORMA DA DISPUTA - SÉRIES A, B, C e D  
  • Fase 1

5.1. -  Forma de disputa do campeonato é desenvolvida pela Playball Eventos de forma que os Times joguem o mínimo de 2 partidas, divulgado previamente. Visando não atrapalhar calendários de outros campeonatos, as datas e o número  mínimo  de jogos são

pré-definidos e cabe aos times oferecerem sugestões para as próximas edições.

5.1.1 - O sorteio das chaves será realizado no Congresso Técnico agendado para 22/10/2015 às 19h00 no auditório da PUC .

 

  • O campeonato acontecerá na Playball; Unidade Ipiranga
  • 64 times;
  • 32 grupos com 2 times;
  •  O grupo 1 enfrenta o grupo 2, e os dois maiores pontuadores se classificam.
  • Ex: Os times C e D, do grupo 2, ganharam as suas duas partidas e se classificam por terem seis pontos cada. Os outros dois times (A e B) que não pontuaram, estarão desclassificados.

Forma de Disputa

Grupo 1

x

Grupo 2

Time A

Time C

Time B

Time D

 

Passam para fase 2 os times que melhor pontuarem na classificação.

 

5.1.2 - Os resultados serão divulgados no hotsite específico da competição, hospedado em www.playball.com.br/campeonatos.

 

5.1.3 - A Comissão organizadora poderá alterar as datas conforme necessidades aqui não previstas, mas se compromete em avisar os times envolvidos com antecedência.

Caso alguma equipe solicite a alteração de hora e/ou data do seu jogo, a mudança apenas ocorrerá com a autorização da Comissão Organizadora, a concordância do time adversário e das outras equipes que eventualmente estiverem envolvidas.

 

  • Fase 2

Elimitórias simples (Mata Mata) onde os vencedores seguem na competição.

 

6 PREMIAÇÃO

  • Troféus – Campeão, Vice, 3º colocado, Artilheiro e Goleiro.
  • Medalhas- Campeão, Vice e 3º colocado
     
  • 6.1. O time vencedor da Copa Puc Metropolitana será premiado com o valor de R$ 2.500,00, sendo R$ 150,00 para cada jogador e R$ 250,00 para o treinador.
  • 6.2. Os colégios classificados às quartas-de-final ganharão um par de chuteiras para cada jogador.

            6.3. O prêmio não pode ser trocado por outros, muito menos convertido em dinheiro, consoante com a previsão do parágrafo 3º do artigo 1º da Lei 5.768/71.

 

7       JOGO

10min antes de cada partida, o responsável pela equipe deverá apresentar ao mesário o RG, ou outro documento de identificação (qualquer documento oficial desde que seja original, com foto) dos atletas que irão participar do jogo. Qualquer tolerância com esta exigência poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora.

Ainda, no primeiro jogo do time no Campeonato, o representante deverá entregar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” e Autorização do Responsável de cada equipe, com nome e assinatura do responsável.

 

7.1 - Número de jogadores  

7.1.1 - Em jogo, cada time terá 7 atletas, sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro;

7.1.2 - Os jogos serão em campos médios ou grandes mantendo essa mesma quantidade de jogadores;

7.1.3 - As equipes deverão se apresentar em campo para o início da partida com o uniforme completo, cedido pela Rádio Metropolitana, (camisa numerada, e calção), e providenciar: meião idêntico para todos os atletas, caneleiras e tênis ou chuteira Society sem cravos. Qualquer tolerância de última hora poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora. O tempo de jogo será de 20x20 com intervalo de 5 minutos.

7.1.4 - O tempo de jogo na final será de 20x20 com intervalo de 5 minutos.

7.1.5 - A partida poderá iniciar com um mínimo de 5 jogadores (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro).

7.1.6 - Antes de iniciar as partidas das fases I, II e Final da Copa Metropolitana, será obrigatório o cumprimento dos atletas. Para isso, os atletas devem se posicionar em linha de frente para o adversário e após aviso de um oficial de arbitragem os times se cumprimentam com aperto de mão.  

 

8       DESEMPATE

 

8.1 - O critério de desempate para a classificação para a segunda fase será o seguinte:

1º) Maior número de pontos; (Vitória = 3 pontos / Empate = 1 ponto / Derrota = 0 ponto);

2º) Maior número de vitórias;

3º) Maior saldo de gols;

4º) Maior número de gols marcados;

5º) Menor número de cartões recebidos (para essa conta cada cartão Amarelo = 1 Ponto e Vermelho = 3 Pontos). Após 2 cartões amarelos na mesma partida, com um vermelho consequente, contabiliza-se 1 amarelo e 1 vermelho, total de 4 pontos. Somam-se aqui todos os cartões que o atleta receber durante as partidas.

 

8.2 - Os cartões não serão zerados no final de cada fase. Caso o atleta estiver suspenso, cumprirá a suspensão.

8.3 - Pela obrigatoriedade de elegermos um vencedor em todos os jogos, a partir das quartas de final (sistema mata-mata), no caso de a partida terminar empatada, será feita a cobrança da marca de grande penalidade com 3 cobranças para cada equipe. Caso persista o empate, serão realizadas cobranças alternadas, até que se defina um vencedor. Atletas com cartão vermelho e cumprindo punição não poderão fazer cobrança de penalidade.

 

9       W.O.

 

9.1 - As equipes deverão se apresentar dentro de campo no horário estabelecido na tabela de jogos independente se o jogo anterior está ou não atrasado.

9.2 - Os jogos estão sujeitos a atrasos devido ao andamento dos jogos. No entanto, times que chegarem atrasados serão declarados perdedores por W.O.

9.3 - Fica estabelecido que os técnicos possam adentrar ao campo de jogo, sem a obrigação da utilização de calças compridas, podendo usar bermudas. O técnico poderá ser jogador, desde que devidamente inscrito na lista entregue no início da competição e preencha os requisitos deste Regulamento (por exemplo, faixa etária), devendo estar totalmente uniformizado para participar da partida.

9.4 - Haverá uma tolerância de 15 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada e 5 minutos para os demais a qual poderá ser alterada pelo representante da Comissão Organizadora somente em casos excepcionais mediante análise.

9.4.1 - A equipe que não se apresentar no horário divulgado no site da competição será punida com W.O e será declarada perdedora. O W.O. é permitido somente na 1ª Rodada. W.O nas rodadas seguintes poderá levar à eliminação da Equipe da Copa, sendo cada caso julgado pela comissão organizadora.

9.4.2 - Nesse caso o resultado da partida será de 2 x 0.

9.5 - Considerando tratar-se de atitude antidesportiva pelo objetivo do evento, caberá ao representante e ao técnico da equipe, apresentar justificativa formal perante a Comissão Organizadora, no prazo de 02 dias úteis que analisará e tomará as medidas que achar necessárias.

9.6 - Mesmo com chuva as equipes deverão comparecer no local dos jogos dentro do horário estabelecido, salvo alagamento e etc. Não serão consideradas válidas as justificativas com base na existência de trânsito na região da Playball Ipiranga, devendo as equipes se organizarem no caso de eventos nas proximidades.

9.7 - A Comissão Organizadora poderá alterar datas ou locais de jogos a qualquer tempo devido a motivos não previstos como:

-Intempéries (chuvas, ventos e etc.);

-Período para julgamento de situações extraordinárias;

-Problemas físicos com os locais dos jogos como estado do campo;

-Outras situações.

9.7.1 - No caso de alterações, todas as equipes envolvidas serão previamente avisadas.

9.8 - Quando for considerado W.O de uma equipe (a partir da 2ª Rodada), e esta for excluída da Copa, a próxima a jogar contra ela não terá obrigatoriedade de comparecer, tendo em vista que já estará considerada ganha a partida por essa, por 2 x 0, com 3 pontos. Todos os demais resultados dos jogos anteriores contra a equipe eliminada terão esse mesmo resultado.

 

10     CARTÕES

 

10.1 - Os cartões amarelos são acumulativos e após 3 cartões amarelos o atleta ficará automaticamente suspenso da próxima partida.

10.1.1 - Sendo esse próximo jogo um W.O o atleta ficará suspenso da próxima partida.

10.2 - Cada atleta só terá um cartão amarelo acumulado por partida.

10.3 - O atleta que for punido com um cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A comissão organizadora da Playball Eventos analisará o relatório da equipe de arbitragem e fará julgamento para aplicar o número de jogos de suspensão do atleta.

10.4 - O critério para o julgamento é:

-Cartão vermelho consequente de reincidência de amarelos – 1 jogo de suspensão;

-Atitude antidesportiva – 1 a 5 jogos;

-Ofensa verbal com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – de 1 a 4 jogos;

-Agressão física com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – Mínimo 5 jogos. Nesse caso o atleta ou time pode ser suspenso definitivamente da competição.

 

10.5 - Os cartões se acumulam em todas as fases.

Um atleta recebe 1 cartão amarelo na mesma partida e um vermelho como sequência, será computado 1 amarelo e um vermelho e não eliminará a sequência de cartões.

10.6 - O atleta que, durante a competição, for punido com dois cartões vermelhos estará excluído da copa.

10.7 - O time que acumular 5 cartões vermelhos na fase inicial estará automaticamente excluído da competição.

 

11     PUNIÇÕES

 

11.1 - A equipe ou atleta que provocar distúrbios ou danos materiais, além de ser punida pela Organização, será responsável por qualquer indenização provocada pelo ato.

Indisciplina, atitudes violentas (dentro ou fora do campo), agressões verbais ou físicas, atitude antidesportiva ou quaisquer outras ocorrências aqui não previstas, relacionadas ao árbitro, adversário, torcida do adversário ou a qualquer envolvido, serão analisadas pela Comissão Organizadora que decidirá sobre advertência, suspensão ou eliminação do jogador, equipe ou torcida nesta ou em todas as próximas competições organizadas pela Playball Eventos.

11.2 - Cabe unicamente à comissão organizadora decidir o tipo de punição a ser aplicada.

 

12     RECURSOS

 

12.1 - Não caberão recursos contra as decisões da Arbitragem e da Comissão Organizadora, salvo os previstos neste regulamento.

12.2 - Qualquer recurso deverá ser comprovado e entregue ao representante no dia do jogo, ou até 02 dias úteis.

12.3 - O recurso deverá ser entregue a Comissão Organizadora, após o encerramento da rodada que deu motivo ao mesmo e não serão aceitos recursos enviados posteriormente.

12.4 - O recurso será julgado pela Comissão Organizadora e transmitido seu resultado aos interessados envolvidos o mais rápido possível evitando possíveis atrasos nas rodadas da Copa.

12.5 - As equipes que não comparecerem ao congresso técnico não terão o direito de entrar com recurso.

 

13     UNIFORMES

 

A Rádio Metropolitana cederá os uniformes às equipes participantes na competição (camisa numerada e calção), cabendo cada equipe providenciar: meião idêntico para todos os atletas, caneleiras e tênis ou chuteira Society sem cravos. Qualquer tolerância de última hora poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora.

Quando as duas equipes do confronto tiverem uniformes da mesma cor, deverá usar o colete a equipe com menor número de atletas à disposição para a partida. Em caso de mesmo número de atletas, será feito sorteio.

 

13.1 – É proibido a utilização de outro uniforme durante a competição. O material cedido pela organização deverá ser utilizado durante todos os jogos.
13.2 – Os times estão autorizados a inserir o logo de sua instituição do lado esquerdo frontal do uniforme.

13.3 – A não utilização do fardamento a utilização de outro fardamento, de outra marca, implicará na desclassificação do colégio.

 

14     DESISTÊNCIA

 

Em caso de desistência de um ou mais times, o Campeonato será adaptado a quantidade oficial de times participantes.

  

 

15     DIREITO DE IMAGEM, VOZ E NOME

 

15.1. - Para que possam participar da competição, no dia do primeiro jogo, os representantes das equipes e os jogadores devem entregar, via impressa, à Comissão Organizadora da Playball, “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” e “Autorização do Responsável” de cada equipe com nome e assinatura do responsável.

15.2. - A Comissão Organizadora da Playball se compromete encaminhar “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” e “Autorização do Responsável” para o e-mail de cada representante das equipes, que deverão providenciar o preenchimento e assinatura de cada um dos jogadores, técnico e auxiliar.  Cada atleta e membro da equipe deverá preencher e assinar a sua “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” e “Autorização do Responsável”. Qualquer membro da equipe que não constar ou não assinar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” e “Autorização do Responsável” não poderá participar da partida. Da mesma forma, a partir da inscrição, as equipes participantes passam a concordar com a utilização do nome do time e de seu brasão, autorizando a sua divulgação no site da Playball e em suas redes sociais.

15.3. Os participantes em caráter irrevogável, procedem à outorga e cessão, às Promotoras por prazo indeterminado (ou pelo prazo máximo permitido pela legislação aplicável) de todos os direitos presentemente conhecidos ou doravante existentes, de toda ordem, sobre todos os resultados e rendimentos procedentes deste regulamento. Aqui se incluem seus direitos de nome, imagem e sons de voz, ou demais produtos de trabalho efetuados pelos participantes, tangíveis ou intangíveis, meio, mídia ou método existente no presente ou a ser criado, em qualquer linguagem.

15.4. Os participantes obrigam-se a assinar, a qualquer momento e mediante solicitação da Promotora, tantos demais documentos ou proceder a tantos demais atos quantos possam fazer-se exigidos para comprovar e/ou confirmar a titularidade, afeta às Promotoras, sobre todos ou qualquer dos itens acima mencionados. Não caberá aos participantes nenhum direito, de qualquer natureza, sobre o Trabalho, não estando também intitulada a qualquer royalty, comissão ou demais pagamentos vinculados ao resultado, salvo a premiação prevista neste regulamento.

15.5. A Promotora terá pleno direito, incluindo-se, entre outras, a expressa autorização, dos participantes, para que o material passível de direitos autorais contido no resultado possa ser submetido a modificações, reproduções e/ou distribuição em toda mídia, incluindo-se, entre outros meios, a Internet, protocolos wap, bancos de dados, fonogramas e produções em multimídia, transmissão por cabo, cybercast e redes de transmissão via satélite, seja o uso do resultado oneroso ou gratuito.

15.6. Os participantes concordam expressamente, pelos simples atos de inscrição e participação, que a empresa Promotora, seus diretores ou empregados assim como os de suas agências não serão responsáveis por qualquer dano ou prejuízo oriundo da aceitação do prêmio, de sua participação no campeonato, assim como de qualquer problema externo ou de força maior que possa impossibilitar a participação em alguma das datas previstas no campeonato, que aconteçam isolada ou conjuntamente. As empresas promotoras se reservam ao direito de, na eventualidade deste campeonato não poder ocorrer por qualquer razão, adiá-lo, modificá-lo ou alterá-lo a fim de garantir a lisura e correção do campeonato. Suas decisões são finais e irrecorríveis.

 

16        ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

 

16.1 - A Playball é a responsável pela coordenação técnica do evento e qualquer assunto técnico será tratado somente por essa empresa, que já tem definida a Comissão Organizadora da Playball, entre outros pelo diretor da arbitragem.

16.2 - A Playball não se responsabiliza por acidentes que venham a acontecer com jogadores ou quaisquer pessoas antes, durante ou após as partidas, porém não medirá esforços para amenizá-los e inclusive terá 1 funcionário para fazer segurança pessoal e 1 fisioterapeuta para pronto atendimento.

16.3. A simples participação neste campeonato exclusivamente esportivo implicará no total e integral reconhecimento das condições e aceitação irrestrita deste Regulamento, bem como, presumir-se-á a condição de que o contemplado não possui qualquer impedimento fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir o prêmio ganho.

16.4. Aplica-se a este campeonato, incluindo, mas sem se limitar à, sua divulgação, condução, às participações e à premiação, a legislação brasileira e fica eleito o Foro Central da Capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas deste regulamento.