Regulamento Feminino

 

I Copa Adidas Playball Série A e B  Feminina

                                              

Regulamento Oficial

OBJETIVO

Promover momentos de lazer, prática de esporte e integração entre os clientes de todas as unidades Playball.

PARTICIPAÇÃO

 A participação será oficializada após o pagamento e cumprimento com os demais itens abaixo relacionados, dentro dos prazos estabelecidos:

 

Nome do time – Obrigatório informar um nome até 5 dias antes do congresso técnico. Não é permitido nomes que fazem apologia ao crime, sexo, violência e/ou racismo, nem mesmo nome idêntico ao de equipe anteriormente inscrita.

Cadastramento do time no sistema Playball – O responsável pelo time, denominado capitão, recebe da Playball um login (seu e-mail) e senha (criada pela Playball) para acessar o painel do time. Até 5 dias antes de iniciar o campeonato, o capitão deverá acessar e cadastrar o time acessando com login e senha e preenchendo as informações.

Logo do time – O capitão do time deve cadastrar o logo do time pelo painel do time até o início do campeonato.

Cadastramento de jogadores – Após receber o login e senha da Playball para ter acesso ao painel do time, o capitão deve cadastrar os jogadores com nome e e-mail até 5 dias antes da primeira rodada. Cada time deve cadastrar, no mínimo, 8 jogadores até o início do campeonato e poderá completar 20 atletas até 30 dias após a 1ª rodada do campeonato. É obrigatório o preenchimento das informações no perfil do jogador até 5 dias antes do jogo em que o atleta cadastrado irá participar.

Uniforme – Cada time deverá ter uniforme completo (camisa numerada, calção, meião e caneleira) para participar da competição. Porém, é de responsabilidade do time a escolha de cores e patrocínios nas camisas, não sendo permitido nomes que fazem apologia ao crime, sexo, violência e/ou racismo;

Declaração de aptidão física e responsabilidade do atleta – A Playball enviará ao capitão uma “Declaração de aptidão física e responsabilidade do atleta”, que deverá ser assinada por todos os atletas e entregue até o início do campeonato.

Direito de uso de voz e imagem – A Playball enviará ao capitão uma declaração que deverá ser assinada por todos os atletas (e demais membros da equipe) e entregue até o início do campeonato.

Obs. A infração a estas regras ou descumprimento dos prazos estão sujeitas a punições e multas conforme regulamento da competição.

INSCRIÇÃO

3.1 – Permitido inscrever

3.1.1 – A participação está liberada a todos os clientes e convidados da Playball a partir de 16 anos. Atleta com idade inferior a 18 anos precisará apresentar autorização dos pais ou responsável, devidamente assinada. O atleta menor de 18 anos que não apresentar a declaração ao mesário ou um membro da comissão organizadora não poderá entrar em campo.

3.1.2 – O número de jogadores em cada time poderá variar entre 8 e 20.

3.1.3 – O atleta inscrito em um determinado time de uma determinada série não poderá defender um segundo time inscrito na mesma série durante o campeonato.

3.1.4 – É permitido que um time de uma determinada série inscreva, no máximo, 2 atletas de outro(s) time(s) que disputa(m) outra(s) série(s).

3.1.5 – O time que escalar jogador não inscrito para o jogo usando documento de jogador inscrito perderá os pontos caso seja identificado com o jogo em andamento e poderá ser punido com suspensão ou eliminação do campeonato, inclusive se identificado e comprovado após o jogo. Se identificado antes do jogo, mesmo não participando da partida, o atleta que emprestou o documento cumprirá suspensão de dois jogos e o que tentou fraudar o credenciamento será punido com 3 a 5 jogos. A mesma regra se aplica caso o time escale jogador regularmente inscrito, mas que apresente documento de outro jogador também inscrito, seja por estar suspenso, ter esquecido seu documento ou qualquer outra hipótese aqui não prevista.

 

3.2 – Acrescentar e substituir atletas

3.2.1 – É permitido inscrever jogador até 30 dias após o início da competição, quando a ficha de inscrição tiver menos que 21 inscritos, sendo que um dos inscritos deverá ser obrigatoriamente o técnico da equipe;

3.2.2 – Após 30 dias do início da competição, somente será permitido substituir jogador quando um dos inscritos for afastado da prática de esporte durante o campeonato, mediante apresentação de atestado médico, mesmo na hipótese em que a equipe não tenha preenchido os 21 inscritos.

 

– Inscrição por Séries

3.3.1 – O acesso de times novos ao campeonato a partir da próxima Edição será através da Série B ou através de um torneio qualificativo realizado antes da próxima edição e poderão se inscrever conforme disponibilidade de vagas e prazos divulgados pela Comissão Organizadora.

3.3.2 – A Série B, não terá limite de times e a forma de disputa será conforme número de inscritos e adequada para que cada time jogue ao menos 4 jogos.

CONGRESSO TÉCNICO

Será realizado na Playball Pompéia, no dia 21-01-2016, às 20:00 horas, na Playball Pompéia. O Congresso Técnico será uma reunião entre os responsáveis das equipes (mínimo de uma pessoa), pela Comissão Organizadora do evento e Representante de arbitragem para, entre outros, realizarmos o sorteio dos grupos.

Salientamos que, a presença no Congresso Técnico é muito importante para o entendimento do formato geral da competição, regras de jogo e alterações possíveis em caso de unanimidade.

Todos os times que mandarem no mínimo 1 representante ganharão 5 pontos no Ranking Playball.

O Regulamento da Copa, Regras do Futebol Society e Tabelas de Jogos com seus resultados, durante a copa, serão divulgados, através do site da Playball (www.playball.com.br/campeonatos).

FORMA DA DISPUTA

Formato do campeonato

Com um formato inovador, o 1 Copa Adidas Playball Feminina  será dividido em 1ª divisão e 2ª Divisão.

 

FASE I: Com grupos de 4 times jogando entre si, será um qualify para definirmos a 1ª Divisão e a 2ª divisão.

FASE II: 1ª Divisão e 2ª divisão serão disputadas no sistema eliminatória simples (Mata- Mata).

 

Ascensão e Reibaxamento

 

Após a Fase I, teremos a 1ª e 2ª Divisão em sistema de eliminatórias simples onde os 4 melhores da 2ª divisão (semifinalistas) subirão para 1ª divisão do Copa Adidas Playball .

 

6. Premiação

•          Troféus - Artilheiro, Goleiro, Vice e Campeão de cada série;

•          Mês Grátis – Campeões da Série;

•          Isenção 1ª Divisão – Campeão terá 100% de desconto na Copa Playball.  Vice-campeão terá 30% de desconto para a próxima Copa Playball série A, ganhará uma locação avulsa.

•          Desconto 2ª Divisão – Campeão terá 50% de desconto na Copa Playball ou no Vice-campeão terá 15% de desconto para a próxima Copa Playball, ganhará uma locação avulsa.

 

6.1.1 - O time que participar de outro evento organizado pela Playball Eventos no intervalo da I Copa  Adidas Playball Série A e B  Feminina e outro, e cometer qualquer tipo de atitude antidesportiva ou violenta, considerada grave pela Comissão Organizadora, não terá direito a usufruir do prêmio (desconto na próxima edição ou mensalidade grátis) discriminado no art. 6.1.

O Ranking é definido conforme pontos descritos na tabela a baixo.

 6.2 - Pontuação – Ranking 

1ª Divisão

2ª Divisão

Campeão – 50 pontos

Campeão – 35 pontos

Vice-campeão – 40 pontos

Vice-campeão – 25 Pontos

Artilheiro – 5 pontos

Artilheiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Goleiro – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Revelação – 5 pontos

Jogos realizados – 1 Ponto

Jogos realizados – 1 Ponto

WO – 1 ponto negativo

WO – 1 ponto negativo

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitória com mais de 3 gols pro - 3 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Vitoria com menos de 3 gols pró – 2 pontos

Empate – 1 ponto

Empate – 1 ponto

Congresso – 5 Pontos

Congresso – 5 Pontos

 

7       JOGO

O responsável pela equipe deverá apresentar ao mesário, até 10 minutos antes de cada partida, o RG, crachá ou outro documento de identificação (qualquer documento oficial desde que seja original, com foto) dos atletas que irão participar do jogo. Qualquer tolerância com esta exigência poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora.

Ainda, no primeiro jogo do time no campeonato, o representante deverá entregar a “Declaração de aptidão física e responsabilidade do atleta” e a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”, ambas devidamente preenchidas com os nomes dos jogadores, técnico e auxiliar, com as respectivas assinaturas.

7.1 - Número de jogadores

Em jogo, cada time terá 7 atletas, sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro;

Os jogos serão em campos médios ou grandes mantendo essa mesma quantidade de jogadores;

A partida poderá iniciar com 5 atletas (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro). Número menor será aplicado W.O;

As equipes deverão se apresentar em campo, para o início da partida com o uniforme completo (camisa numerada, calção, meião, caneleiras e tênis ou chuteira Society sem cravos). Qualquer tolerância de última hora poderá ser determinada pelo representante da Comissão Organizadora. O tempo de jogo será de 25x25 com intervalo de 5 minutos.

O tempo de jogo na final será de 25x25 com intervalo de 5 minutos. A partida poderá iniciar com um mínimo de 5 jogadores (sendo que um deles deverá ser, obrigatoriamente, goleiro).

Antes de iniciar as partidas das fases I e Final da I Copa  Adidas Playball Série A e B  Feminina, será obrigatório o cumprimento dos atletas. Para isso, os atletas devem se posicionam em linha de frente para o adversário e após aviso de um oficial de arbitragem os times se cumprimentam com aperto de mão. O time que se recusar a fazer isso no início dessas fases terá o saldo de pontos zerado no Ranking Playball, podendo ficar suspenso da I Copa  Adidas Playball Série A e B  Feminina, conforme julgamento da Comissão Organizadora.

8     DESEMPATE

O critério de desempate para a classificação à segunda fase será o seguinte:

Maior número de pontos; (Vitória = 3 pontos / Empate = 1 ponto / Derrota = 0 ponto);

Maior número de vitórias;

Maior saldo de gols;

Maior número de gols marcados;

Menor número de cartões recebidos (para essa conta cada cartão Amarelo = 1 Ponto e Vermelho = 3 Pontos). Após 2 cartões amarelos na mesma partida, com um vermelho consequente, contabiliza-se 1 amarelo e 1 vermelho, total de 4 pontos. Somam-se aqui todos os cartões que o atleta receber durante as partidas.

Sorteio.

Os cartões não serão zerados no final de cada fase. Caso o atleta estiver suspenso, cumprirá a suspensão.

Pela obrigatoriedade de elegermos um vencedor em todos os jogos, a partir das oitavas de final (sistema mata-mata), no caso de uma partida terminar empatada, será feita a cobrança da marca de grande penalidade com 3 cobranças para cada equipe. Caso persista o empate, serão realizadas cobranças alternadas, até que se defina um vencedor. Atletas com cartão vermelho e cumprindo punição não poderão fazer cobrança de penalidade.

9     W.O.

 As equipes deverão se apresentar dentro de campo no horário estabelecido na tabela de jogos independente se o jogo anterior está ou não atrasado.

Os jogos estão sujeitos a atrasos devido ao andamento dos jogos. No entanto, times que chegarem atrasados serão declarados perdedores por W.O.

Fica estabelecido que os técnicos podem adentrar ao campo de jogo, sem a obrigação da utilização de calças compridas, podendo usar bermudas. O técnico poderá ser jogador, desde que devidamente inscrito na lista entregue no início da competição, devendo estar totalmente uniformizado para participar da partida.

Haverá uma tolerância de 15 minutos apenas para o primeiro jogo da rodada e 5 minutos para os demais a qual poderá ser alterada pelo representante da Comissão Organizadora somente em casos excepcionais mediante análise.

A equipe que não se apresentar no horário divulgado no site da competição será punida com W.O e será declarada perdedora. O W.O. é permitido somente na 1ª Rodada. W.O nas rodadas seguintes poderá levar à eliminação da Equipe da Copa, sendo cada caso julgado pela comissão organizadora.

Nesse caso, o resultado da partida será de 2 x 0.

Considerando tratar-se de atitude antidesportiva pelo objetivo do evento, caberá ao representante e ao técnico da equipe, apresentar justificativa formal perante a Comissão Organizadora, no prazo de 2 dias úteis, que analisará e tomará as medidas que achar necessárias.

Mesmo com chuva as equipes deverão comparecer no local dos jogos dentro do horário estabelecido, salvo alagamento e etc.. Não serão consideradas válidas as justificativas com base na existência de trânsito na região da Playball Pompéia, devendo as equipes se organizarem no caso de eventos nas proximidades.

A Comissão Organizadora poderá alterar datas ou locais de jogos a qualquer tempo devido a motivos não previstos como:

Intempéries (chuvas, ventos e etc.);

Período para julgamento de situações extraordinárias;

Problemas físicos com os locais dos jogos como estado do campo;

Outras situações.

No caso de alterações todas as equipes envolvidas serão previamente avisadas.

Quando for considerado W.O de uma equipe (a partir da 2ª Rodada), sendo esta excluída da competição, a próxima a jogar contra ela não terá obrigatoriedade de comparecer, tendo em vista que já estará considerada ganha a competição por essa, por 2 x 0, com 3 pontos. Todos os demais resultados dos jogos anteriores contra a equipe eliminada terão esse mesmo resultado.

10   CARTÕES

Os cartões amarelos são acumulativos e após 3 cartões amarelos o atleta ficará automaticamente suspenso da próxima partida.

Sendo esse próximo jogo um W.O o atleta ficará suspenso da próxima partida.

Cada atleta só terá um cartão amarelo acumulado por partida.

O atleta que for punido com um cartão vermelho estará automaticamente suspenso na partida seguinte. A comissão organizadora da Playball Eventos analisará o relatório da equipe de arbitragem e fará julgamento para aplicar o número de jogos de suspensão do atleta.

O critério para o julgamento é:

Cartão vermelho consequente de reincidencia de amarelos – 1 jogo de suspensão;

Atitude antidesportiva – 1 a 5 jogos;

Ofensa verbal com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – de 1 a 4 jogos;

Agressão física com árbitro, membro da comissão organizadora, adversário ou torcida – Mínimo 5 jogos. Nesse caso o atleta ou time pode ser suspenso definitivamente da competição;

Os cartões se acumulam em todas as fases.

Um atleta recebe 1 cartão amarelo na mesma partida e um vermelho como sequência, será computado 1 amarelo e um vermelho e não eliminará a sequência de cartões.

O atleta que, durante a competição, for punido com dois cartões vermelhos estará excluído da competição.

Os cartões amarelos não serão zerados ao final das fases. Os atletas punidos por cartão vermelho ou pelo 3º cartão Amarelo terão que cumprir a suspensão automática.

Os cartões ao final das fases não serão zerados.

O time que acumular 5 cartões vermelhos na fase inicial estará automaticamente excluido da competição.

11   PUNIÇÕES

A equipe ou atleta que provocar distúrbios ou danos materiais, além de ser punida pela Organização, será responsável por qualquer indenização provocada pelo ato.

Indisciplina, atitudes violentas (dentro ou fora do campo), agressões verbais ou físicas, atitude antidesportiva ou quaisquer outras ocorrências aqui não previstas, relacionadas ao árbitro, adversário, torcida do adversário ou a qualquer envolvido, serão analisadas pela Comissão Organizadora que decidirá sobre advertência, suspensão ou eliminação do jogador, equipe ou torcida nesta ou em todas as próximas competições organizadas pela Playball Eventos.

Cabe unicamente à comissão organizadora decidir o tipo de punição a ser aplicada.

12   RECURSOS

Não caberão recursos contra as decisões da Arbitragem e da Comissão Organizadora, salvo os previstos neste regulamento.

Qualquer recurso deverá ser comprovado e entregue pelo representante à Comissão Organizadora, após o encerramento da rodada que deu motivo ao mesmo e não serão aceitos recursos enviados posteriormente. Serão aceitos os recursos encaminhados, por e-mail, para a Organização da competição, até o prazo de 24 horas após o término da partida.

O recurso será julgado pela Comissão Organizadora e transmitido seu resultado aos interessados envolvidos o mais rápido possível evitando possíveis atrasos nas rodadas da Copa.

As equipes que não comparecerem ao congresso técnico não terão o direito de entrar com recurso.

13   UNIFORMES

Cada equipe deverá utilizar um uniforme completo com números de dois dígitos nas camisas. Quando as duas equipes do confronto tiverem com uniformes da mesma cor, a equipe com menor número de atletas em quadra deverá usar o colete. Em caso de mesmo número de atletas, será feito sorteio.

14   DESISTÊNCIA

 

Em caso de desistência de um ou mais times das séries A ou B,  o mesmo só poderá retornar ao campeonato através da série D (Série de acesso) e, consequentemente, o time rebaixado com melhor resultado retornará a série superior ou a vaga será preenchida por um time da Série inferior ou por um convidado pela Comissão Organizadora da competição.

  

14.1 – Substituição com times rebaixados

Em caso de uma ou mais dessitencias as vagas poderão ser substituidas pelos times rebaixados ou por times melhores colocados da Série anterior ou por uma equipe convidada.

15           DIREITO DE IMAGEM, VOZ E NOME

A Comissão Organizadora da Playball terá um funcionário responsável por tirar fotos e gravar vídeos em algumas partidas, que ficarão disponíveis na página da VII Copa Playball, dentro do site da Playball.

Para que possam participar da competição, no dia do primeiro jogo, os representantes das equipes e os jogadores devem entregar, via impressa, à Comissão Organizadora da Playball, a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”, devidamente preenchida e assinada por cada um dos jogadores da equipe, técnico e auxiliar

A Comissão Organizadora da Playball se compromete encaminhar a “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz” para o e-mail de cada representante das equipes, que deverão providenciar o preenchimento e assinatura de cada um dos jogadores, técnico e auxiliar. Cada atleta e membro da equipe deverá preencher e assinar a sua “Autorização do uso do nome, imagem e som de voz”.

Qualquer membro da equipe que não constar ou não assinar a “Autorização do uso de nome, imagem e som de voz” não poderá participar da partida. Da mesma forma, a partir da inscrição, as equipes participantes passam a concordar com a utilização do nome do time e de seu brasão, autorizando a sua divulgação no site da Playball e em suas redes sociais.

16   ALTERAÇÕES E SOLICITAÇÕES DE HORÁRIOS DE JOGO

16.1 – Para um time poder jogar somente em um horário específico (após as 17 horas, por exemplo) terá esta preferência de horário desde que: a) a Organização seja avisada antes de iniciar o campeonato; b) seja comprovado o motivo da solicitação; e c) que o adversário não tenha dificuldade com o agendamento dos jogos. Os motivos aceitáveis para ter preferência por horário são:

30% ou mais dos atletas de linha ou ambos os goleiros do time trabalhem no dia do jogo em um determinado horário e não conseguem chegar a tempo para o jogo ou que após sair do jogo não consigam chegar a tempo ao trabalho

30% ou mais dos atletas disputem outro campeonato realizado no mesmo período e horário. Nesse caso, o time deverá escolher, por exemplo, jogar antes das 15 horas ou depois das 15 horas na Copa Playball e em horário diferente no outro campeonato.

16.2 – Quando 2 times com solicitações diferentes, regularmente comprovados que têm problema de horário (por exemplo, time A pode jogar antes das 15hs e time B pode jogar depois) se enfrentarem a preferência será, conforme detalhes abaixo, considerados como critério de desempate:

1º - Time com menor número de atendimento de solicitações. Por exemplo, Time A conseguiu jogar, conforme solicitado, 4 vezes e time B conseguiu jogar 3 vezes dentro do horário que pediu, assim o time B tem direito a jogar no horário solicitado contra o Time A;

2º - Time que fez a solicitação por e-mail com maior antecedência;

3º - Sorteio.

16.3 – Os horários dos jogos serão divulgados quinzenalmente. O time que tiver imprevisto poderá solicitar horário somente 10 dias antes do jogo a ser divulgado. Após divulgação feita não será permitido solicitação de alteração de horário ao menos que haja consentimento das duas equipes adversárias e disponibilidade de quadras para remanejamento do jogo.

16.4 – Para os times que fizerem solicitação de horário após o início do campeonato e 10 dias antes de divulgação da tabela, em caso de conflito de interesse será atendido o time que fizer a solicitação primeiro por e-mail.

17   ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE

17.1 – A Playball é a responsável pela coordenação técnica do evento e qualquer assunto técnico será tratado somente por essa empresa, que já tem definida a Comissão Organizadora da Playball.

17.2- A Playball não se responsabiliza por acidentes que venham a acontecer com jogadores ou quaisquer pessoas antes, durante ou após as partidas, porém não medirá esforços para amenizá-los e inclusive terá 1 funcionário para fazer segurança pessoal e 1 fisioterapeuta para pronto atendimento.